Rei Narmer

Este foi o último rei da Dinastia 0 e foi também reconhecido pela posterior Primeira Dinastia como o primeiro rei de sua Dinastia. Deve ser reconhecido como um dos principais promotores da unificação definitiva do Egito.

Dentre as melhores representações iconográficas datadas de seu reinado estão a Paleta de Narmer e a ‘Macehead’ (ponta de maça) do ‘principal depósito’ em Hierakonpolis junto a outras estatuetas e vários serekhs em vasos ou urnasde diversos sótios do Baixo e Alto Egito, bem como dos desertos orientais e ocidentais egípcios e da área cananita (esp. Palestina). A Paleta de Narmer foi encontrada no Templo de Horus de Nekhen por Quibell e Green, em 1899.

O nome do rei Narmer ainda é um mistério não resolvido, uma vez que seu nome é confundido com o de outros reis ou um possível epíteto (Menes). Os selos de impressão da necrópole recentemente encontrada em Abydos nas tumbas de Umm el Qa’abde Den e Qa’a (MDAIK 43, 1987, 33ff., 115ff.) alternam os nomes dos primeiros faraós com o epíteto Khentiamentyw, uma antiga designação de Osíris, indicando provavelmente os reis mortos (Rita di Maria pers. comm); esses selos confirmam de maneira absoluta que a sucessão dinástica de Narmer, Aha, Djer, Djet, (Merneith), Den, Adjib, Semerkhet, Qaa está correta.

(adaptação do texto de Francesco Raffaele 1999-2000)

Paleta de Narmer

Esta placa comemorativa foi esculpida em cerca de 3.168 aC (na chamada Dinastia 0) para o rei Narmer e foi encontrada em Hierakonpolis. Esta placa pode ter sido usada para comemorar a unificação do Egito; Narmer pode, de fato, ser o rei Menés (ou Meni), o lendário unificador do Egito. Esta paleta é notável por ser uma das representações mais antigas dos elementos canônicos de arte, incluindo uma cena de espancamento com bastão, o uso de registros para organização das imagens, uma representação das coroas vermelha e branca, o uso de escrita hieroglífica – concluindo o uso de Serekh para escrever o nome do rei – e o uso de um touro para representar o poder do rei. As paletas anteriores eram meramente funcionais, sendo usadas para fabricação de cosméticos. No lado posterior vê-se uma depressão circular onde os cosméticos eram moídos.

Clique na imagem abaixo para vê-la em maior definição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *