Os Nefilim

Em hebraico, םילפנ, significando ‘os caídos’ ou mesmo, segundo alguns autores, ‘os que fazem decair’. São tido como os descendentes dos ‘filhos de Deus'(האלהים בני “b’nei ha-‘elohim“, literalmente ‘filhos dos poderes’) e das ‘filhas dos homens’. Na cultura aramaica Nephila refere-se à constelação de Órion e, conseqüentemente, aos descendentes semidivinos dessa constelação.

Um dos descendentes desses Nefilim foi Anak (נק ou הענק , dependendo da referência), citado em Núm. 13:33. É descrito como sendo alto e de pescoço longo. Dele derivou o povo Anakim. Era um Refaíta (Deut. 2:11), filho de Arba (Josué, 15:13). Anak poderia ser relacionado ao deus sumério Enki.

Robert Graves, considerando a relação entre os Anakim e os Filisteus (Josué 11:21 e Jeremias 47:5) identifica os Anakim com Anax, o gigante chefe dos Anactorianos da mitologia grega.

Os Grigori, citados nos livros apócrifos, eram um grupo de anjos caídos que se juntaram às mulheres mortais, dando origem aos Nefilim, descritos como gigantes em Gen. 6:4. São também chamados “observadores” (do grego egrḗgoroi (ἐγρήγοροι)), aparecem nos livros de Enoch e Jubileus. De acordo com o Livro de Enoch, os Grigori somavam o número de 200, mas somente cita o nome dos líderes desses: Sêmîazâz, o grande chefe, Arâkîba, Râmêêl, Kôkabîêl, Tâmîêl, Râmîêl, Dânêl, Êzêqêêl, Barâqîjâl, Asâêl, Armârôs, Batârêl, Anânêl, Zaqîêl, Samsâpêêl, Satarêl, Tûrêl, Jômjâêl, Sariêl (Enoch, 6)

Lista parcial dos Grigori:

  • Armaros (ou Amaros) em Enoch I ensinou os homens as artes dos encantamentos (leis da física e química).
  • Araqiel (também Arakiel, Araqael, Araciel, Arqael, Sarquael, Arkiel, Arkas) (em Enoch I) ensinou os humanos os sinais da terra.
  • Azazel (em Enoch I) ensinou os homens a fazerem facas, espadas, escudos, ornamentos e cosméticos.
  • Baraqel (Baraqiel) ensinou astrologia aos homens (em Enoch I).
  • Chazaqiel ensinou aos homens as artes das nuvens (meteorologia) (em Enoch I).
  • Kokabiel (também Kakabel, Kochbiel, Kokbiel, Kabaiel, e Kochab) (no Livro Raziel), um anjo de alta patente, mas nos apócrifos em geral e em Enoch I, um Grigori decaído residente das profundezas, comandando 365.000 espíritos ligados a ele. Dentre outras atribuições, ensinou a astrologia.
  • Penemue (Enoch I, 69.8) ensinou à humanidade a arte de escrever com tinta e papel, além de ensinar “às crianças dos homens o doce e o amargo e os segredos da sabedoria” (Enoch).
  • Sariel (ou Suriel) ensinou os cursos da Lua (uma arte antes proibida).
  • Samyaza (também Shemyazaz, Shamazya, Semiaza, Shemhazi, Semyaza e Amezyarak), um dos líderes da queda dos céus (nos Manuscritos do Mar Morto).
  • Shamsiel, um dia guardião do Eden (no Zohar), serviu como um dos dois chefes adjuntos (o outro sendo Hasdiel) do arcanjo Uriel, quando este levou seu estandarte para a guerra, e encabeça 365 legiões de anjos e coroas, acompanhando-os ao quinto céu. É um anjo decaído que ensina os sinais do Sol (em Enoch I).

Outros povos que são chamados na Bíblia de “Gigantes”, igualmente: Emim, Rephaim e Anakim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *