Projeto ANACOM

A fonte ANACOM.TTF, bem como o projeto em si, foram concebidos a partir de um trabalho extenso do Prof. Jaime Kerbel Golubov, da Universidade de Brasília (UnB) a respeito das padronagens geradas a partir de análise combinatória de elementos básicos tirados das figuras geométricas mais simples (quadrado e triângulo), por volta de 1990.

Os princípios geradores de seu trabalho foram desenvolvidos também pelo artista plástico Athos Bulcão, cujas obras podem ser apreciadas em diversas construções em Brasília e no resto do País e do mundo, sendo reconhecido internacionalmente como um dos maiores artistas de sua época.

A filosofia do trabalho do Prof. Golubov teve como ponto de partida certos elementos religiosos / filosóficos / matemáticos de diversas culturas: o Yin/Yang forneceu a bipolaridade do contraste preto/branco; as figuras do quadrado e do triângulo decorrente das diagonais baseados em princípios da Cabala judaica; a disposição em grandes painéis perfeitamente ordenados mas de aparência aleatória da Teoria do Caos e dos Fractais. Os resultados, originalmente feitos à mão pelo Prof. geraram enormes desenhos de padronagens intrincadas, as quais, expostas ao público, geraram diferentes reações emocionais, dando assim a idéia de um estudo sobre a correlação psicológica com os algoritmos, o ritmo e a simetria gerados (ou a falta destes elementos).

Esse tipo de pesquisa já havia sido feito por Truchet, em 1704 e pelo padre Pierre Doüat, em 1722. Além desses, matemáticos atuais, tais como Robert J. Krawczyk, Steven H. Cullinane, R.A. Bailey, J. Dénes, Kirti R. Shah, Bikas K. Sinha, J. H. van Lint, R. M. Wilson e diversos outros, incluindo elementos de Teoria dos Conjuntos, Análise Combinatória e programação.

As combinações geradas a sentimento por Athos Bulcão e as geradas a partir de algoritmos do Prof. Golubov foram então tomadas como base para um trabalho mais extenso por mim, e em 1997 foi publicado um paper com ideias ainda incipientes sobre como tratar o que vislumbrei como tendo um bom futuro em pesquisas.

• Toda contribuição intelectual será muito bem-vinda quanto à programação, considerações, e outros assuntos relacionados a este Projeto.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *