Hits: 15

(*) Animal citado no IUCN Red List of Threatened Species (lista vermelha dos animais em risco de extinção, ou já extintos)

MAMÍFEROS

©Param Buch(*) Lobo indiano (Canis lupus pallipes)

©Muzaffar BukhariUrial do Punjab (Ovis vignei punjabiensis), também conhecido como Shapo ou Arkhar.

© LRBurdak - Gauro(*) Gauro (Bos gaurus gaurus) ou Bisão indiano.

(*) Golfinho do Indo (Platanista gangetica minor), cuja espécie hoje conta com somente 1.100 indivíduos.

Guenon (Cercopithecus aethiops). (Macaco, no geral =V31-M17-M17-E32 = Ky)

Gazella bilkis(*) Gazela (Gazella bilkis e Eudorcas rufina) – extintas

BúfaloBúfalo (Syncerus caffer)

©Pieter Hugo - Nigéria(*) Hiena (Hyaena hyaena) domesticada – Nigéria

Escultura em porcelana egípcia da 12a. Dinastia, apelidada 'William' - Museu Metropolitano de Nova York - foto© Ancient Egypt Picture Library  (*) Hipopótamo do Nilo (Hippopotamus anthracotheres amphibius), extinto na região do Nilo até Tanzânia e Moçambique.
(D46-D58-E25= db)

©2005 Malene Thyssen  2.Ichneumon(*) 1.Furão africano (Mustela putorius) ou 2.mangusto egípcio (Herpestes ichneumon), outro provável animal doméstico rateiro e caçador de serpentes nas casas populares do Egito Antigo, apesar da agressividade. Outro possível animal para caça aos ratos seria o (*) 3.furão pintado (Vormela peregusna)

3.Laszlo Szabo-Szeley ©AVESTOURSBos primigeniusPintura da 21a. Dinastia Tebana.(*) Touro Ápis (Bos aegyptiacus) Foi uma forma domesticada de touro de origem incerta, possivelmente de origem mesopotâmica a partir do Auroque oriental (Bos primigenius), extinto totalmente em 1627, ou do Auroque norte-africano (Bos primigenius mauretanicus), igualmente extinto.

©2004 Albinfo (*) Órix (Oryx dammah) Dado como extinto no seu habitat natural, no Norte da África, mas possivelmente ainda existente em pequenos grupos no Chad e Niger. A espécie (*) Oryx leucoryx foi extinta em 1972 em seu habitat natural, originária da península arábica. Sendo de porte menor que o primeiro (1m de cernelha), prestava-se bem à domesticação. Hoje em dia existem espécimes em zoológicos e um pequeno grupo reintroduzido em Omã.

Cavalos () Foram introduzidos no Egito no Segundo Período Intermediário, somente, e não durante o Período Pré-Dinástico. No livro foram citados por licença dramática.

©2004 Adrian Pingstone - Equus asinus©2006 Päts - Equus africanusBurros (Equus asinus) Usados como transporte, bestas de carga e de tração de arado. Descendentes da espécie Equus africanus.


AVES
©Dr Manjeet Singh (*) Cuco indiano (Cuculus micropterus)

© Andreas TrepteGanso egípcio (Alopochen aegyptiacus), animal sagrado do deus Geb
(Ganso =D21:Z1-G38= SRW) 

© Mr. Jim Irwin-Davis Harewood(*) Poupa (Upupa epops), hoje em dia o pássaro-símbolo de Israel
(Pássaro, em geral = G1-Q3:D46-G38= Apd)

© Coen Elemans, Wageningen UniversiteitPombo africano (Streptopelia roseogrisea)

(*)Falcão africano (Polihierax semitorquatus)

©2005 Kousik Nandy©2007 - Dezidor - Abutre jovemAbutre (Neophron percnopterus) O único membro vivo atualmente do gênero Neophron. Era chamado antigamente de Galinha do Faraó, por causa de sua plumagem clara quando jovem, e porque representava um dos deuses mais antigos do Egito, Nekhbet.
Em Egípcio, ‘A (G1('A))


INSETOS, RÉPTEIS, ARACNÍDEOS

Apshait, o inseto devorador de múmias e cadáveres. Hoje em dia acredita-se ser a representação de barata comum.

Norte da ÁfricaEscorpião africano (Leiurus quinquestriatus), 10 cm, um dos mais peçonhentos do mundo

Escorpião indiano (Pardinus imperator), 16 cm

víbora iraniana© 2006 John WhiteVíbora do Afeganistão (Echis carinata), ou Afai, em Hindi, de 30 a 80 cm

© 2001 - Hajor - Deus Sobek, templo de Kom Ombo©2006 Derek RamseyCrocodilo do Nilo (Crocodylus niloticus ), já não existente nas margens do Nilo no Baixo e Alto Egito; somente na parte não egípcia do rio, ao Sul. O maior espécime já encontrado mediu 7m de comprimento. O deus egípcio representado é Sobek.